Whatsapp

O procedimento que tem como principal finalidade remover o excesso de pele e gordura no abdômen é, por muitas vezes, confundido com procedimentos de emagrecimento. O tratamento é indicado aos pacientes que desejam recuperar o contorno e firmeza do abdômen.

O contorno corporal pode ser perdido por diversas razões, como ganho e perda de peso. Dentre os procedimentos que devolvem esse contorno corporal, está a Abdominoplastia.

Indicada para quem passou por grande perda de peso, a Abdominoplastia reduz os excessos de pele e gordura do abdômen, recuperando a firmeza da região e resultando em uma barriga mais bela e tonificada.

Como funciona a Abdominoplastia?

Realizada sob anestesia geral, é feita uma incisão horizontal na área entre a linha do púbis e umbigo, a forma e comprimento da mesma dependerá do nível de correção prescrito.

Através disso, os músculos abdominais mais fracos serão reparados e suturados e os excessos de gordura, tecidos e pele serão removidos.

Em alguns casos, pode ser necessária uma segunda incisão para remover o excesso de pele na parte superior abdominal.

Finalizando, drenos de aspiração são colocados na região, evitando assim o acúmulo de líquidos. Por serem inseridos na parte inferior da barriga, a cicatriz é disfarçada.

O que devo considerar antes de operar?

A Abdominoplastia não substitui dieta balanceada ou exercícios físicos, logo, não é indicada para quem deseja perder peso.

É importante estar com o peso estabilizado e em casos de pacientes que passaram por uma bariátrica, com a saúde alimentar também estabilizada. A oscilação frequente desses fatores pode causar impactos negativos no resultado final e acarretar em complicações.

Pós-operatório da Abdominoplastia

Após o procedimento podem ser colocados curativos ou bandagens. Em alguns casos, o paciente será envolto em uma bandagem elástica ou compressão, visando minimizar o inchaço e manter a nova forma do abdômen conforme cicatriza.

Nas primeiras 48 horas é comum o surgimento de dores e hematomas que diminuem com o passar das semanas.

Cuidados com a postura são extremamente necessários, além de evitar exercícios físicos e atividades que demandam esforço. Por ser um procedimento invasivo, demanda um certo tempo de descanso. A recuperação total pode levar em média 4 meses.

Combinação da Abdominoplastia e Lipoaspiração

A Lipoabdominoplastia engloba os dois procedimentos em uma única sessão, visando definir ainda mais o contorno corporal. A junção dos dois procedimentos possibilita a remoção da pele e gordura localizada de uma vez só, proporcionando um resultado mais harmônico.

É válido ressaltar que a Lipoabdominoplastia depende diretamente de indicação e diagnóstico.

Decidi passar pela Abdominoplastia, e agora?

Procurar um cirurgião registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é o primeiro passo. Lembre-se de ser honesto sobre todos os seus objetivos e sonhos: o diálogo abre caminhos para o resultado desejado.

Pesquise o histórico do especialista escolhido, converse com outras pessoas que passaram pelo procedimento. Antes de passar pelo procedimento, sinta-se 100% seguro.