WhatsappWhatsapp

O aumento dos seios em homens pode criar um desconforto, de maneira a afetar seu psicológico, limitar sua vida social e prejudicar sua autoestima

A ginecomastia (aumento dos seios em homens) é um distúrbio que ocorre mais frequentemente na puberdade, e se caracteriza pelo aumento do tecido adiposo nas mamas, associado a alterações e desequilíbrios hormonais do organismo.

É importante diferenciar a ginecomastia da lipomastia (esta, sim, uma consequência do aumento do tecido adiposo (gordura) e glandular (mamas)). Na ginecomastia, as glândulas mamárias são hipertrofiadas e aumentam indevidamente, fazendo com que cresçam seios em homens e gerando um grande constrangimento para o paciente.

O crescimento de apenas uma das mamas recebe o nome de ginecomastia unilateral, quando descoberta com início tardio ou repentino merece maior atenção para causas secundárias que serão descritas a seguir. Quando ambos os seios crescem em homens, a disfunção chama-se ginecomastia bilateral.

Os seios em homens podem ser uma condição transitória, desaparecendo espontaneamente durante a puberdade ou pode ser corrigida por meio do tratamento para a eliminação da sua causa ou via uma cirurgia plástica.

Causas do homem com seios

As causas do crescimento de seios em homens podem estar diretamente relacionadas à queda nos níveis de testosterona no organismo. O índice de testosterona resulta de outras condições de saúde e situações, tais como:

  • Quimioterapia, muito comum para tratar câncer;
  • Doença hepática crônica e alcoolismo;
  • Exposição a hormônios esteroides anabolizantes;
  • Exposição ao estrogênio;
  • Insuficiência renal;
  • Falta de testosterona no organismo;
  • Tratamento hormonal para câncer de próstata;
  • Tratamento com radiação nos testículos;
  • Efeitos colaterais de algumas medicações;
  • Defeitos congênitos;
  • Hipertireoidismo;
  • Tumores;
  • Câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.

Os remédios que comprovadamente podem levar ao aumento da mama em homens são cremes ou substâncias que contenham estrogênio. Nos casos em que o desenvolvimento de seios em homens é causado pelo uso de medicamentos, deve-se suspender a sua utilização e aguardar a diminuição das mamas.

Lipomastia

A falsa ginecomastia ocorre em homens que estão acima do peso e, como consequência, desenvolvem aumento das mamas associado ao acúmulo de gordura. Nesse caso, não existem glândulas mamárias junto à gordura e, por isso, os medicamentos hormonais não são indicados para o tratamento. Esse tipo de aumento da mama no homem é chamado de lipomastia.

Tratamento da ginecomastia

O tratamento para seios em homens está diretamente relacionado com a causa da alteração. Quando ela se deve a um desequilíbrio hormonal, sugere-se o uso de hormônios para os regular. Um antiestrogênico bloqueia os efeitos dos estrogênios, hormônios femininos. Para esses casos, um endocrinologista deve ser consultado.

Nos casos em que os remédios não tiveram efeito, indica-se a cirurgia plástica, mamoplastia para redução de uma ou das duas mamas em homens com seios.

Uma avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) pode sugerir sobrepeso ou obesidade. Normalmente, solicita-se exames laboratoriais com os principais hormônios relacionados.

A ultrassonografia das mamas e eventual mamografia podem ser utilizadas em caso de dúvida sobre a presença de nódulos. Outros exames de imagem, como ultrassonografia de abdômen, são comumente solicitados de acordo com a história clínica.

Apesar da investigação minuciosa, em muitos pacientes não se conclui o diagnóstico, classificando a disfunção como ginecomastia fisiológica ou idiopática, sendo que a fisiológica é a da infância que segue a puberdade, uma das mais comuns. O tratamento deve ser direcionado à patologia de base. Muitos pacientes com ginecomastia fisiológica ou idiopática apresentam-se também com sobrepeso, sendo indicado emagrecimento.

O tratamento cirúrgico é prescrito para aqueles com desconforto social e psicológico. As técnicas cirúrgicas podem envolver a remoção do tecido mamário normalmente por intermédio de uma pequena incisão periareolar, associadas ou não à lipoaspiração do tecido gorduroso sobrejacente.

Busque por um especialista para entender a causa de seios em homens e veja quais as possibilidades para solucionar o problema e resgatar a autoestima. Entre em contato com o Dr. Rogério Mendes e saiba mais sobre o tratamento.

Fonte:

Cirurgião plástico Dr. Rogério Mendes;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

AbcMed.